Gravação de Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024 | Eletrotec + EM-Power South America 2024 | Conferência | Idioma: Português | Duração: 79:53 .
O documento destaca o papel essencial dos dispositivos de Residual Diferencial (DR) na melhoria da segurança em instalações elétricas residenciais, especialmente em áreas molhadas. Inicialmente recomendados e, posteriormente, exigidos entre 1990 e 1997, os DRs têm sido fundamentais na prevenção de choques elétricos, com modelos de alta sensibilidade, como o DR de 30 mA, sendo especialmente eficazes contra lesões graves ou fatais. As normas IEC delineiam como diferentes níveis de corrente afetam a saúde humana, observando que correntes acima de 100 miliamperes podem levar a paradas cardíacas. Apesar das exigências técnicas para a instalação de IDRs (~30 miliamperes), a conformidade é baixa, conforme revelado pelos relatórios da Abracopel, que vinculam a não conformidade a diversos acidentes. Um estudo mostrou que apenas 21% das residências brasileiras tinham esses dispositivos instalados inicialmente; números recentes mostram um aumento modesto para cerca de 45%. Os esforços ao longo de duas décadas visam aumentar a conscientização entre eletricistas e proprietários de casas por meio de campanhas, como a Campanha IDR Salva da Abracopel. Desafios persistem devido a sistemas desatualizados que complicam a integração de novos dispositivos, problemas com fios neutros misturados, disponibilidade limitada de produtos certificados localmente e tendências sociais que favorecem renovações estéticas em detrimento de atualizações cruciais, como revisões dos sistemas elétricos durante melhorias nas casas. A necessidade de educação pública sobre a manutenção de ambientes seguros por meio de tecnologias modernas de proteção continua urgente.
Automated summarization by AI Conver
A proteção contra choque em ambientes residenciais, e os métodos de inspeção de sistemas elétricos são tratados nesta sessão.
Palestrantes
Palestrantes
José Maurício dos Santos Pinheiro
Professor
UBM
Brasil