Soluções Inteligentes para Recargas de VE: Modelos Inteligentes e Padronização

kostenfreier Account

Gravação de Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024 | Power2Drive South America 2024 | Conferência | Idioma: Português | Duración: 97:47 .

Desafios e Inovações na Infraestrutura de Recarga para Veículos Elétricos no Brasil

A sessão "Soluções Inteligentes para Recargas de Veículos Elétricos" reuniu especialistas que discutiram a padronização e implementação das estações de recarga no Brasil. Débora Batissoco Sanches de Oliveira destacou um sistema de precificação variável, integrando-se ao módulo de pagamento via API, otimizado para horários e locais adequados, promovendo o uso com fontes renováveis intermitentes sem sobrecarregar a rede elétrica.

Maria Heloiza Soares Pacheco ressaltou adaptações necessárias em condomínios residenciais ou comerciais antes da instalação por empresas especializadas. O mercado enfrenta desafios como escolha correta dos equipamentos e necessidade urgente de padronização técnica conforme normas específicas (5740/510). Avanços em baterias permitem recargas mais rápidas enquanto esforços globais pela organização Xerinha visam harmonizar padrões internacionais como CCS2/ISO 15118. No Brasil ainda não há padrão obrigatório; iniciativas locais buscam integrar esses esforços através da Plataforma Nacional Mobilidade Elétrica (PNME) junto à legislação emergente PL 16/2022 tramitando no Congresso Nacional.

A discussão também aborda Smart Charging em condomínios gerenciando demanda elétrica eficientemente durante picos tarifários elevados, além do desafio regulatório na expansão dessa infraestrutura fora das grandes cidades brasileiras.

Compactação automatizada pelo AI Conver

Apresentações incluídas nesta sessão:

Boas-vindas e introdução

Palestrantes

Danielle Oliveira de Souza
Key Account Manager
Eletricus
Brasil

Harmonização de um padrão global de carregamento de veículos elétricos

Palestrantes

Tatiana Faria de Araujo
Managing Director
Charging Interface Initiative (CharIN) e. V.
Brasil

Precificação variável para estações de recarga de veículos elétricos

Palestrantes

Débora Batissoco Sanches de Oliveira
Consultor de negócios em energia
Débora Sanches Consultoria
Brasil

Smart Charging: Aplicações para condomínios com restrições de demanda

Palestrantes

Maria Heloiza Soares Pacheco
Analista de pesquisa de mercado

Estações de Recarga para Veículos Elétricos e Integrações via API: um estudo de caso

Palestrantes

Suellen Ribeiro
Engenheira Eletricista
Intelbras
Brasil

Q&A

Weiterführende Inhalte
Acervo de webinários
Eletromobilidade e os Desafios do Setor Elétrico

12 de junho de 2025

kostenfreier Account

Neste webinar serão apresentados os principais desafios e oportunidades que a eletromobilidade impõe ao setor elétrico brasileiro.

Webinar
Novidades da The smarter E South America 2025: Prévia dos Destaques das Conferências

31 de julho de 2025

A The smarter E South America 2025, com suas conferências Intersolar, ees, Power2Drive e Eletrotec+EM-Power, reúne especialistas em energia, inovadores e formuladores de políticas de toda a América Latina.

Power2Drive South America Conference 2024
Realidades do Carregamento de VE no Brasil: Melhores Práticas e Casos de Uso

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024, 16:00 - 17:30

Power2Drive South America Conference 2024 | Conferência

Premium Account

Capture nesta sessão lições valiosas das empresas que já trilharam caminhos em redes de recargas. Esta sessão de encerramento trará um overview do mercado brasileiro com companhias de energia que atuam fortemente no mercado de mobilidade elétrica, abordarão aprendizados, melhores práticas e casos reais de suas aplicações, tais questões ainda serão abordadas do ponto de vista de aspectos técnicos e econômicos.

Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024
Minicurso - A questão da demanda de energia para consumidores com alta densidade de estações de recarga para veículos elétricos

Quinta-feira, 11 de Abril de 2024

Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024 | Conferência

Premium Account

O aumento da frota de veículos elétricos no país implica a necessidade de ampliar a disponibilidade de estações de recarga. Em locais com elevada densidade de estações, isto pode acarretar problemas para a instalação elétrica, seja para a concessionária, seja para os usuários. Num bairro de alta renda, por exemplo, tal situação pode trazer dificuldades para as distribuidoras de energia. Além disso, edifícios residenciais ou comerciais que disponibilizem estações de recarga para os seus condôminos podem enfrentar também restrições de demanda. Lidar com o gerenciamento de demanda é um cenário novo para esse tipo de consumidor. Neste minicurso serão abordadas estas questões a partir do conceito de demanda, discutindo as soluções e limitações para o caso.Ingressos

Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024
Mobilidade elétrica - perspectivas de mercado e oportunidades de negócios

Quinta-feira, 11 de Abril de 2024

Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024 | Conferência

Premium Account

Apresentação dos avanços da mobilidade elétrica, iniciativas das montadoras, bem como de políticas públicas relacionadas à eletromobilidade. Discussão de oportunidades de negócios para empresas atuantes na área de energia solar FV.

Sie verwenden einen veralteten Browser

Die Website kann in diesem Browser nicht angezeigt werden. Bitte öffnen Sie die Website in einem aktuellen Browser wie Edge, Chrome, Firefox oder Safari.