Soluções fotovoltaicas para o agronegócio

Premium Account

Gravação de Quarta-feira, 28 de Agosto de 2024 | Intersolar South America Conference 2024 | Conferência | Idioma: Português | Duração: 96:16 .

Integração de Tecnologias Agrivoltaicas no Brasil: Sinergia entre Energia Solar e Agricultura para Sustentabilidade e Inovação

O painel sobre soluções fotovoltaicas para o agronegócio no Brasil destaca a importância crescente da energia solar, com instalações superiores a 1 gigawatt mensalmente. A sinergia entre agricultura e energias renováveis é crucial para uma exploração futura holística. Laís Vidotto do laboratório Fotovoltaica UFSC apresentou sistemas agrivoltaicos que combinam agricultura e geração solar, beneficiando grandes empreendimentos e a agricultura familiar responsável por 77% dos estabelecimentos agrícolas brasileiros. O evento teve cinco palestrantes discutindo tecnologias solares integradas ao campo brasileiro; Ricardo Castro do Instituto Flextronics Technology abordou otimizações em design sistêmico dessas inovações energéticas dentro de um agroecossistema globalizado atual. No Brasil, há desenvolvimento contínuo de projetos agrivoltaicos especialmente em colaboração com FIT e Nexpress em Sorocaba; porém persistem desafios na aceitação comunitária local devido à competição pelo uso da terra cultivável destinada também à produção energética sustentável necessária diante de uma população mundial crescente. Além disso, integrar apicultura às usinas solares representa uma abordagem inovadora promovendo sustentabilidade ambiental enquanto gera renda extra através da comercialização de produtos derivados das abelhas como mel e própolis.

Automatisierte Zusammenfassung durch AI Conver

Palestra da sessão: Soluções fotovoltaicas para o agronegócio

Agricultura e energia solar fotovoltaica têm efeitos sinérgicos, por exemplo: ao proteger o solo da incidência direta do sol, os módulos FV reduzem a demanda de irrigação e proveem sombra para certas lavouras. Estas e outras interações benéficas são discutidas nesta sessão.

Apresentações incluídas nesta sessão:

Boas-vindas e introdução

Palestrantes

Laís Cassanta Vidotto
Researcher
UFSC - Fotovoltaica
Brasil

Desenvolvimento da agricultura e fruticultura em sistemas agrivoltaicos, estudos de caso no Brasil

Palestrantes

Ricardo Castro
Pesquisador
FIT Instituto de Tecnologia
Brasil

Benefícios agrofotovoltaicos e integração de abelhas em usinas solares fotovoltaicas

Palestrantes

Eduardo Ribeiro Guimarãres
CEO
AGF Ambiental
Brasil

Solar no Agro

Palestrantes

Lia Costa
Analista de Produtos
BYD Energy do Brasil Ltda.
Brasil

Biogás e energia fotovoltaica têm grande potencial para geração híbrida e produção de h2

Palestrantes

Priscila Alves dos Santos
Pesquisador & Engenheiro elétrico
FIT Instituto de Tecnologia
Brasil

Considerações sobre as aplicações agrovoltaicas no Brasil

Palestrantes

Dr. Marcelo Almeida
Professor
USP - Universidade de São Paulo
Brasil

Q&A

Weiterführende Inhalte
Acervo de webinários
Eletromobilidade e os Desafios do Setor Elétrico

12 de junho de 2025

kostenfreier Account

Neste webinar serão apresentados os principais desafios e oportunidades que a eletromobilidade impõe ao setor elétrico brasileiro.

Acervo de webinários
Infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil – Desafios e perspectivas

27 de junho de 2024

kostenfreier Account

A presença de veículos elétricos já é uma realidade no panorama automotivo brasileiro. Segundo a Associação Brasileira de Veículos Elétricos, em 2023 já se registravam 93.900 unidades, representando um crescimento de 91% em relação a 2022. Essa expansão vem acompanhada de uma diversificação de marcas e modelos no mercado.

Acervo de webinários
Os referenciais do setor de energia renovável: Destaques do Pólo Latino-americano de Inovações para a Nova Realidade Energética

1 de agosto de 2024

kostenfreier Account

Os congressos The smarter E South America 2024 Intersolar, ees, Power2Drive e Eletrotec+EM-Power visam estabelecer um referencial para o setor de energia renovável, abordando os avanços do mercado e os desafios e oportunidades técnicas e regulatórias.

ees South America Conference
Políticas Públicas para Hidrogênio Verde no Brasil

Thursday, August 25, 2022, 09:20 am - 09:20 am

ees South America Conference

kostenfreier Account

Esta sessão vai explorar as principais tendências tecnológicas, os segmentos de mercado e os modelos de negócios para o hidrogênio verde no Brasil, e avaliar oportunidades de mercado tanto aqui quanto no exterior.

ees South America Conference
Oportunidades e Desafios Técnicos e Econômicos

Thursday, August 25, 2022, 04:25 pm - 04:25 pm

ees South America Conference

kostenfreier Account

Sistemas isolados representam menos de 1% do consumo total de eletricidade no Brasil, e dependem sobretudo de combustíveis fósseis. Esta sessão destacará estratégias para descarbonizar a geração de eletricidade na bacia amazônica e outras regiões com ecossistemas sensíveis, e o papel do armazenamento de energia nessa transição.

Sie verwenden einen veralteten Browser

Die Website kann in diesem Browser nicht angezeigt werden. Bitte öffnen Sie die Website in einem aktuellen Browser wie Edge, Chrome, Firefox oder Safari.