Gravação de Quinta-feira, 27 de Agosto de 2026 | The smarter E South America Conferences 2026 | Idioma: Português | Duração: 84:11 .
O Brasil está em uma fase crítica de transição para a eletrificação de veículos, especialmente ônibus e caminhões, com a expectativa de uma maior integração de frotas elétricas até 2030. A Electric Mobility, uma empresa que opera no setor, destaca a evolução da eletromobilidade e os desafios enfrentados, incluindo a necessidade de infraestrutura robusta para suportar altos requerimentos de energia. Os debates recentes evidenciam a importância de um plano nacional para guiar essa transição, como sugerido por André Forte, que alerta sobre a desindustrialização do setor sem políticas coesas. Além disso, a experiência de cidades como São Paulo na implementação de ônibus elétricos sublinha a relevância de colaborações entre governo, empresas e concessionárias. A integração de sistemas de energia e mobilidade elétrica é crucial, com iniciativas voltadas para otimizar o uso de recursos energéticos e reduzir emissões. A falta de uma infraestrutura adequada e a diversidade nas necessidades dos municípios complicam a uniformidade da eletrificação, evidenciando que um planejamento eficiente é necessário para superar esses obstáculos e garantir uma transição sustentável.
Automatisierte Zusammenfassung durch AI Conver
A eletrificação de frotas já ultrapassou a fase conceitual e começa a enfrentar os desafios da operação diária. Planejamento energético, infraestrutura dedicada, simulação, logística, tempo de recarga, custo operacional e integração com a rede tornam-se fatores críticos. Esta sessão reúne experiências e estudos aplicados para entender como transformar projetos de eletrificação em operações reais e sustentáveis.
Palestras nesta sessão:
Palestrantes
Eduardo de Sousa
CEO
ELECTRIC MOBILITY
Brasil
Palestrantes
André Fortes Chaves
Cofundador
Lemob
Brasil
Palestrantes
Matheus Maia
CEO
MEV Tech
Brasil
Palestrantes
Dr. Lucca Zamboni
Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento
GESEL Electric Sector Study Group / CPFL
Brasil
Palestrantes
Mauro Antônio dos Santos
Chefe do departamento de engenharia
Correios
Brasil
Palestrantes
Luiz Felipe Openheimer
Especialista em Mobilidade
CPFL Energia
Brasil