Proteção contra descargas atmosféricas e DPS

conta Premium

Gravação de Quarta-feira, 26 de Agosto de 2026 | The smarter E South America Conferences 2026 | Idioma: Português | Duração: 91:34 .

Resumo sobre a Transição para Energia Renovável e Proteção Elétrica

A Daysmarter é uma iniciativa global focada na promoção da transição para a energia renovável por meio da eletrificação, armazenamento, redes eficientes e gestão otimizada. No Congresso Electrotec and Power South America, foram discutidas mudanças significativas nas normas de proteção contra descargas atmosféricas, incluindo a análise de risco de sistemas de aterramento e a importância da instalação adequada de dispositivos de proteção contra surtos (DPS). As apresentacões abordaram a evolução da norma NBR 5419-2 de 2015 para 2026, destacando novas exigências sobre a frequência de danos e a inclusão do Anexo E. Na análise de risco em diferentes cidades, foi evidenciado que a implementação de DPS é vital para garantir a segurança elétrica em edificações, especialmente aquelas consideradas simples. Especialistas alertaram que a proteção deve ser adaptada às especificidades de cada local, levando em conta mudanças climáticas e tendências de aumento na incidência de raios. O uso de varistores e centelhadores em DPS continua sendo uma questão importante, com uma tendência crescente para a utilização de varistores devido a razões econômicas. A interação entre projetistas e fabricantes foi enfatizada como crucial para a seleção de componentes adequados e eficientes na proteção contra surtos eletricos.

Compactação automatizada pelo AI Conver

As mudanças na análise de risco da NBR 5419-2:2026 e seus impactos na definição de sistemas de proteção abrem a sessão, enquanto outra apresentação foca especificamente no cálculo de eletrodo complementar de aterramento para mitigar tensões superficiais. A sessão traz ainda uma abordagem dedicada aos critérios de proteção e sinalização de vida útil dos DPS.

Palestras nesta sessão:

Palestrantes

Prof. Dr. Roberto Zilles
Professor
Instituto de Energia e Ambiente da USP
Brasil

Dr. Hélio Eiji Sueta
Pesquisador
IEE USP
Brasil

Jobson Modena
Diretor
GUISMO Engenharia
Brasil

Palestrantes

Prof. Dr. Roberto Zilles
Professor
Instituto de Energia e Ambiente da USP
Brasil

Dr. Hélio Eiji Sueta
Pesquisador
IEE USP
Brasil

Jobson Modena
Diretor
GUISMO Engenharia
Brasil

Palestrantes

Sergio Roberto Santos
Engenheiro Eletricista
Lambda Consultoria LTDA
Brasil

Júlio Cesar Prato
Analista Sênior de TI
Embrastec
Brasil

Laís Pimentel
Engenheira Eletricista
Autônoma
Brasil

Cleiton Busse
Engenheiro Eletricista
Embrastec
Brasil

Mais conteúdo
The smarter E South America Conferences 2026
Solar e BESS: Soluções integradas para um sistema energético resiliente

Quarta-feira, 26 de Agosto de 2026, 16:00

The smarter E South America Conferences 2026 | Conferência

conta Premium

A integração entre energia solar e sistemas de armazenamento por baterias (BESS) torna-se fundamental para a resiliência e flexibilidade do setor elétrico, contribuindo para sua competitividade e sustentabilidade.

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2025
Aterramento e SPDA

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025, 16:00 - 17:30

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2025 | Conferência

conta Premium

Discussão sobre proteção contra descargas atmosféricas, incluindo alerta antecipado de queda de raios na cidade de São Paulo, estudo de pontos quentes em chapas de tanques de combustíveis atingidas por raios, e medidas de proteção contra descarga lateral em estruturas altas.

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2025
Aterramento e SPDA

Quinta-feira, 28 de Agosto de 2025, 14:00 - 15:30

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2025 | Conferência

conta Premium

Estudos sobre aterramento em UFV perante descargas atmosféricas, projeto de malhas de aterramento, análise da efetividade do aterramento tipo trunk cable na proteção contra sobretensões, e a avaliação das configurações de aterramento em UFV de geração distribuída.

The smarter E South America Conferences 2026
Revisão da NR-10: novas diretrizes e impactos no setor elétrico

Terça-feira, 25 de Agosto de 2026, 16:00

The smarter E South America Conferences 2026 | Conferência

conta Premium

A atualização da NR-10 redefine obrigações para quem atua em instalações e serviços com eletricidade. O painel aborda as novas diretrizes, os prazos de adequação e os impactos diretos para empresas e profissionais do setor.  

The smarter E South America Conferences 2026
Atualizações da ABNT NBR 5419: proteção contra descargas atmosféricas

Terça-feira, 25 de Agosto de 2026, 14:00

The smarter E South America Conferences 2026 | Conferência

conta Premium

A revisão da NBR 5419 muda critérios importantes de análise de risco e dimensionamento de SPDA, discutindo o que efetivamente muda na prática e o que as novas exigências representam para projetos de proteção contra descargas atmosféricas.  

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.