Evolução normativa de conexão à rede de sistemas fotovoltaicos (NBR 16149 e NBR 16150)

conta gratuita

Gravação de terça-feira, 23 de agosto de 2022 | Eletrotec + EM-Power South America Conference | Idioma: Português | Duração: 18:29 .

Speaker

Prof. Dr. Michels Leandro
Professor Universitário
Universidade Federal de Santa Mari

Talk of session: Evolução normativa de conexão à rede de sistemas fotovoltaicos (NBR 16149 e NBR 16150)

A crescente penetração da geração distribuída tem causado uma mudança disruptiva na forma de gerar, distribuir e consumir energia. Novos desafios tecnológicos precisam ser resolvidos para possibilitar a expansão da GD sem comprometer a operação e a confiabilidade do sistema elétrico. Essa palestra irá abordar como a revisão das normas NBR 16149/16150 está sendo concebida para resolver essas questões, com base na experiência internacional e de acordo com a realidade técnica do sistema elétrico brasileiro.

Mais conteúdo
Webinar
Novidades da The smarter E South America 2025: Prévia dos Destaques das Conferências

31 de julho de 2025

A The smarter E South America 2025, com suas conferências Intersolar, ees, Power2Drive e Eletrotec+EM-Power, reúne especialistas em energia, inovadores e formuladores de políticas de toda a América Latina.

Acervo de webinários
Eletromobilidade e os Desafios do Setor Elétrico

12 de junho de 2025

conta gratuita

Neste webinar serão apresentados os principais desafios e oportunidades que a eletromobilidade impõe ao setor elétrico brasileiro.

Acervo de webinários
Empregos em energia renovável no Brasil – Oportunidades e desafios da carreira

24 de outubro de 2024

conta gratuita

As novas fontes de energia exigem não apenas novos equipamentos e tecnologias inovadoras, mas também pessoal capacitado. Prevê-se que a operacionalização adequada dessas novas fontes criará empregos principalmente em eficiência elétrica, em geração de energia e no setor automotivo.

Eletrotec + EM-Power South America Conference
Revisão da NBR 16690: Tendências e Destaques

Tuesday, August 23, 2022, 02:00 pm - 02:00 pm

Eletrotec + EM-Power South America Conference

conta gratuita

Desde que foi publicada em 2019, a norma NBR 16690 - Instalações elétricas de arranjos fotovoltaicos - Requisitos de projeto tem desempenhado um importante papel no setor de geração fotovoltaica, em particular na área de geração distribuída. Durante os últimos quase três anos, vários pontos foram identificados na norma que demandam correções ou melhorias, de maneira que hoje a NBR 16690 encontra-se em processo de revisão na comissão de estudo CE-003:064.001 do COBEI. Apesar de ainda estar em estágio inicial, a revisão da norma já permite adiantar alguns pontos que serão melhorados ou incorporados ao documento, como os requisitos de proteção contra arcos elétricos em série, a adoção de novas normas para o tema da proteção contra sobretensão, e o reexame da definição de microinversores.

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024
Instalações elétricas BT e MT II: O prontuário das instalações elétricas como instrumento de eficiência e segurança

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024, 11:00 - 12:30

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024 | Conferência

conta Premium

Esta sessão aborda a aderência de instalações BT às normas de segurança do trabalho.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.