Minicurso - Energia Fotovoltaica para Produção de Hidrogênio Verde

conta Premium

Gravação datável de Quarta-feira, 10 de Abril de 2024 | Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024 | Idioma: Português | Duração: 103:11 .

Palestrante

Prof. Dr. Domenico Sgró
Professor de ensino superior
UFC - Universidade Federal do Ceará

Palestra da sessão: Minicurso - Energia Fotovoltaica para Produção de Hidrogênio Verde

Será abordada a integração da energia solar fotovoltaica e a produção de hidrogênio, um vetor energético crucial para a transição para fontes de energia renováveis, explorando a eficiente integração na produção de hidrogênio verde. Os participantes aprenderão sobre o processo de conversão da energia solar em energia elétrica e, posteriormente, em hidrogênio através da eletrólise. Aspectos como eficiência energética, armazenamento de energia e impactos econômicos e ambientais também serão discutidos. Algumas das análises apresentadas serão particularizadas para o contexto do nordeste brasileiro, em especial para o estado do Ceará.

Mais conteúdo
Acervo de webinários
Eletromobilidade e os Desafios do Setor Elétrico

12 de junho de 2025

conta gratuita

Neste webinar serão apresentados os principais desafios e oportunidades que a eletromobilidade impõe ao setor elétrico brasileiro.

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024
Revisão da ABNT NBR 5410

Terça-feira, 27 de Agosto de 2024, 11:00 - 12:30

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024 | Conferência

conta Premium

O projeto de revisão da norma ABNT NBR 5410, Instalações elétricas BT, passou recentemente por consulta nacional. Esta sessão aborda tópicos selecionados.

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024
Estratégia e desafios de um Plano de Manutenção eficaz para operação segura do primeiro Sistema de Armazenamento de Energia em Baterias (BESS) de grande escala do Brasil

Quinta-feira, 29 de Agosto de 2024, 16:00 - 16:45

Eletrotec + EM-Power South America Conference 2024 | Conferência

conta Premium

Esta sessão apresenta um plano de manutenção para operação segura de um sistema de armazenamento de energia de grande escala.

Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024
Minicurso - Aterramento de UFV

Quarta-feira, 10 de Abril de 2024

Intersolar Summit Brasil Nordeste 2024 | Conferência

conta Premium

No que se refere ao aterramento de sistemas fotovoltaicos, a norma ABNT NBR 16690 remete às prescrições da ABNT NBR 5410. Esta, entretanto, trata exclusivamente do aterramento em edificações, cujos requisitos diferem das usinas fotovoltaicas montadas em solo. Para preencher esta lacuna normativa, é crucial considerar outras normas relevantes, como a ABNT NBR 5419, sobre proteção contra descargas atmosféricas; a ABNT NBR 14039, que aborda as instalações elétricas de média tensão, como as subestações; e a ABNT NBR 15751, que trata do projeto de aterramento de subestações. Este curso apresenta uma abordagem adequada aos projetos de aterramento de usinas fotovoltaicas, contemplando um conjunto completo de normas que visam garantir a conformidade e a segurança dessas instalações.Ingressos

Intersolar South America Conference 2023
Investigando as causas e consequências de trincas no vidro em módulos fotovoltaicos bifaciais vidro-vidro de grande área

Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023, 09:00 - 10:30

Intersolar South America Conference 2023 | Conferência

conta gratuita

De forma a garantir um serviço de primeira, as pessoas e empresas que trabalham com a energia fotovoltaica devem seguir os mais altos padrões. Saiba quais são eles em termos de qualidade, segurança, treinamento e normas.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.