Hidrogênio Verde no Brasil – o que esperar em 2024?

Webinar

Quinta-feira, 21 de março de 2024 I 11:00am BRT / 4:00pm CET I Idioma: Inglês

O hidrogénio verde está começando a transformar muitos setores da economia global, incluindo indústria, logística e o setor de energia. O Brasil está em uma posição única para se tornar um dos principais fornecedores globais de hidrogênio verde, devido aos seus recursos solares e eólicos altamente competitivos, além de outros fatores decisivos.

Este webinar dará uma visão geral sobre o desenvolvimento atual do setor brasileiro de hidrogênio verde, destacando as aplicações mais promissoras, as atividades de desenvolvimento de projetos em andamento, avanços na cadeia de suprimentos, bem como a evolução das políticas públicas.

Tanto a gravação quanto as apresentações dos palestrantes estão disponíveis aqui em nossa plataforma de conteúdo digital The smarter E Digital.

Palestrantes

Jurandir Picanço Júnior, Consultor de Energia, FIEC - Federação das Indústrias do Estado do Ceará

Jurandir Picanço Júnior, Engenheiro Mecânico e Eletricista, Consultor de Energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC e membro da Academia Cearense de Engenharia - ACE. Foi Presidente da Companhia Energética do Ceará – COELCE, Secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, Conselheiro de Administração da CHESF, Presidente da Agência Reguladora do Ceará – ARCE, Professor do Curso de Engenharia Elétrica da UFC e Presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará – CSRenováveis/CE. Nas diversas atividades exercidas sempre esteve ligado às energias renováveis, sendo um dos responsáveis pelas primeiras iniciativas de desenvolvimento das energias eólica e solar, e agora, do hidrogênio verde no Ceará.

Sérgio Augusto Costa, Fundador e Presidente, Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC)

Sérgio Augusto Costa é Fundador e Presidente da Associação Brasileira de Hidrogênio e Combustíveis Sustentáveis (ABHIC), Fundador e CEO da VILCO Energias Renováveis e Fundador e Managing Director da EMD Brasil. Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e com especializações em M&A pelo New York Institute of Finance (NYIF) e em Regulação de Energias Renováveis pela Florence School of Regulation (FSR), o executivo possui cerca de 20 anos de experiência no setor elétrico, especificamente no ramo de geração de energia.
Ao longo de sua carreira, Costa atuou em diversas empresas de engenharia e consultoria, fabricante de turbinas hidrelétricas e concessionária de serviços públicos, como Voith Hydro, Eletrosul/Eletrobras, Tractebel/ENGIE e Engevix. Além disso, foi membro do
Conselho de Administração da Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras Hidrelétricas (ABRAPCH), Vice-Presidente, Co-fundador e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Recuperação Energética de Resíduos (ABREN).

Moderador

Markus Vlasits, Diretor-gerente, NewCharge Energy

Markus Vlasits fundador da NewCharge. Organizador de eventos e conferências sobre armazenamento. Co-organizador de ees South America Conference em parceria com a Solar Promotion.

Desde 2019: Fundador e diretor-sócio da NewCharge projetos, com foco em soluções de armazenamento e geração de energia solar fotovoltaica.
2016-2018: Diretor comercial e co-fundador da Faro Energy, investimento voltado a locação de usinas fotovoltaica.
2007-2012: Diretor, posteriormente Vice-Presidente da O-Cells SE na Alemanha, uma das principais produtoras de células e painéis fotovoltaicos.
2000-2007: Associante, posteriormente sócio júnior da McKinsey&Company.

Parceiro

Mais conteúdo
Webinário
O próspero mercado fotovoltaico brasileiro – Oportunidades e desafios

1º de junho de 2023

O mercado solar fotovoltaico brasileiro obteve um notável crescimento nos últimos dez anos. Só este ano, empreendedores brasileiros já instalaram pelo menos 2,1 GW em geração distribuída e mais de 1,3 GW em geração centralizada.

ees South America Conference 2023
Armazenamento de eneriga em grande escale e porque interessa ao Brasil

Quarta-feira, 30 de Agosto de 2023, 11:00 - 12:30

ees South America Conference 2023 | Conferência

conta gratuita

Com o crescimento da geração distribuída e de fontes variáveis, como a solar fotovoltaica e a eólica, o armazenamento de energia torna-se cada vez mais importante para proporcionar a estabilidade da rede e a flexibilidade necessária para uma transição energética de baixo carbono. Esta sessão explorará a importância das aplicações de armazenamento de energia em larga escala, como reserva de capacidade e fornecimento de serviços auxiliares em mercados internacionais, bem como no Brasil.

ees South America Conference 2023
Geração distribuída - a festa acabou ou a melhor ainda está por vir e por que isto importa para o armazenamento de energia

Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023, 09:00 - 10:30

ees South America Conference 2023 | Conferência

conta gratuita

Nos últimos anos a geração distribuída alcançou taxas de crescimento impressionantes no Brasil. Até agora os participantes do mecanismo de compensação da GD têm usado a rede pública como uma 'bateria virtual'. Esta sessão explorará o papel e a viabilidade econômica do armazenamento de energia para consumidores individuais, bem como um facilitador para a mobilidade elétrica.

ees South America Conference 2023
Introdução às principais aplicações de hidrogênio verde para o mercado nacional

Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023, 14:00 - 15:30

ees South America Conference 2023 | Conferência

conta gratuita

Esta sessão familiarizará os participantes com as principais aplicações do hidrogênio verde no mercado nacional e compartilhará aprendizados de projetos-piloto brasileiros com foco nesses segmentos de mercado.

ees South America Conference 2023
Oportunidades e desafios para o desenvolvimento de cadeias produtivas nacionais nas área de armazenamento de energia e hidrogênio verde

Quinta-feira, 31 de Agosto de 2023, 16:00 - 17:30

ees South America Conference 2023 | Conferência

conta gratuita

Tanto para o armazenamento de energia com baterias, como para a geração de energia solar fotovoltaica, a China se tornou uma potência industrial e um player dominante nas cadeias de suprimentos globais. No entanto, à luz dos recentes desenvolvimentos geopolíticos, tanto os EUA quanto a Europa têm feito esforços significativos para a produção interna de componentes críticos, como células de bateria e painéis fotovoltaicos. Esta sessão examinará as políticas industriais brasileiras e as iniciativas de produção local no contexto desses desenvolvimentos globais . Os participantes debaterão como essas atividades podem contribuir para um fornecimento nacional competitivo de componentes e sistemas solares fotovoltaicos e de armazenamento de energia.

Está a utilizar um navegador desactualizado

O sítio web não pode ser exibido neste navegador. Favor abrir o website num navegador actualizado, como Edge, Chrome, Firefox ou Safari.