Oportunidades para o hidrogênio verde no Brasil

Webinário gratuito

Quinta-feira, 6 de abril de 2023 I 11:00am BRT/4:00pm CET IIdioma: Inglês

O mercado internacional de hidrogênio verde está em ascensão. Por suas características geográficas e climáticas, o Brasil tem o potencial de tornar-se um dos principais produtores e exportadores de hidrogênio verde do mundo. O hidrogênio verde produzido com energia solar e eólica promete gerar a neutralidade de carbono em inúmeras aplicações.
Neste webinário, vamos explorar as oportunidades e desafios para o Brasil no mercado global de hidrogênio verde.
Durante o webinário, os participantes poderão enviar perguntas aos especialistas. Além disso, o webinário será gravado e tanto a gravação quanto as apresentações dos palestrantes ficarão disponíveis a todos os inscritos.

Palestrantes

João Fávaro

João Fávaro é Engenheiro Químico com mais de 10 anos de experiencia no setor energético. Desenvolveu e coordenou projetos de energia, biomassa, eólica e solar. Atualmente atua no desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde no Brasil, focando na interação público privada para o alavancamento da cadeia de valor do H2 verde.

Felipe Toro

O Sr. Toro é especialista na área de eficiência energética na indústria, descarbonização e política energética, tendo atuado nessa área há mais de 19 anos, diversas ocasiões como líder de Equipe e Projeto.

Ele tem um B.Sc. em Engenharia Civil, um MBA em recursos e tecnologias de energia sustentável e doutorado em Economia e Política Energética com especialização em Inovações tais como hidrogênio, energias renováveis e eficiência energética. Fez seu doutorado na Fraunhofer e na IREES, Alemanha.

Seu foco tem sido os aspectos técnico-econômicos e de pesquisa e desenvolvimento de várias tecnologias, e as barreiras de mercado que são cruciais para diferentes profissionais e investidores e impedem a aceitação e expansão do mercado. Ele e suas equipes elaboram recomendações de políticas em diferentes níveis para promover o desenvolvimento de novas tecnologias nas economias em desenvolvimento.

Desenvolveu experiência e excelentes habilidades de liderança assessorando a GIZ e indústrias como os projetos-piloto de Redes de Eficiência Energética no Brasil e no México. Desenvolveu parcerias na Alemanha, na UE, no Brasil, na Colômbia, no Chile, no Peru, no México, na Argentina, na Suécia, na Turquia e no Egito, e atuou como importante interface com investidores públicos e privados nas áreas de energia, clima e sustentabilidade.

Em consultorias, produziu análises das condições estruturais internacionais para eficiência energética nos setores industrial e de construção, assessorou iniciativas de entrada no mercado e conduziu negociações, e serviu de contato para instâncias decisórias em ministérios, concessionárias e fornecedoras de tecnologia em vários países.

O Sr. Toro tem ligação com a Fraunhofer desde seu trabalho de análise de tecnologias alternativas de energia renovável para o Instituto Fraunhofer de Pesquisa em Sistemas e Inovação, e já trabalhou em cargos sêniores em duas instituições criadas a partir das atividades do Fraunhofer: O Instituto para Eficiência de Recursos e Estratégias de Energia (IREES), onde foi, entre outros coisas, gerente de unidade de negócios e representante autorizado, responsável por equipe, orçamentos e resultados, e Learning Energy Efficiency Networks (LEEN).

Envolvido com essas instituições, o Sr. Toro assessora atualmente uma série de projetos de energia na América Latina e na Europa; por exemplo, um projeto do Banco Mundial sobre eficiência energética e energia renovável em edifícios públicos na Colômbia; um projeto na Áustria para promover uma indústria climaticamente neutra, incluindo opções de hidrogênio; um projeto piloto da GIZ sobre eficiência energética de redes em São Paulo; assessoria em instrumentos de eficiência energética e benefícios múltiplos na UE, no programa Horizonte 2020; e um projeto de mobilidade verde no Peru.

O Sr. Toro demonstra comando, integridade e profissionalismo como líder e chefe de equipe. É multilíngue com excelentes habilidades interculturais e sociais.

José Zloccowick

José Zloccowick tem 17 anos de experiência em consultoria e gestão de projetos. Tem MBA em Gestão Estratégica de Carbono pela Universidade de East Anglia e graduação em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Pernambuco.

José é consultor da NIRAS, onde coordena atividades de pesquisa e promoção do mercado de Hidrogênio Verde no âmbito do programa H2Brasil. Numa parceria entre o Ministério das Minas e Energia e a Agência Alemã de Cooperação Técnica (GIZ), o H2Brasil objetiva apoiar tanto formuladores de políticas quanto empresas brasileiras no desenvolvimento e expansão do mercado de H2 Verde e seus derivados.

Anteriormente, José prestou assessoria na área de energia para o PNUD, o DGRV, o Foreign & Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido, o TCU, a PROCEL e o grupo ENERGISA. Gerenciou projetos de Energia Renovável e Eficiência Energética na GIZ. Auxiliou a EPE e a ANEEL no planejamento e regulamentação energética no contexto de fontes renováveis. Participou no desenvolvimento de modelos de negócios inovadores em geração distribuída no Brasil.

Também assessorou empresas britânicas nas áreas de eficiência energética e biomateriais, auxiliando-as a planejar sua expansão e entrada em novos mercados, incluindo o Brasil. Trabalhou por 7 anos na CEF, onde aconselhou empresas sobre linhas de crédito e investimentos no Brasil.

Monica Saraiva Panik

Monica Saraiva Panik is Brazilian, born in São Paulo, graduated in Social Communication from Fundação Armando Álvares Penteado and Business MBA in Marketing from Fundação Getúlio Vargas. She worked 18 years for the automotive industry in Brazil and 11 years in hydrogen and fuel cell technologies world leading companies in Germany. She has 25 years of experience in the hydrogen sector. She was Project Manager for the Consortium which implemented the project “Fuel Cell Bus for Urban Transport in Brazil” during 10 years. She worked in the organization of the 22nd World Hydrogen Energy Conference in Rio de Janeiro in June 2018. Today she is Director of Institutional Relations of the Brazilian Hydrogen Association (ABH2), Mentor of Hydrogen Mobility at SAE Brasil, Curator of BW Expo Summit Digital, Consultant FIEC and several Brazilian and international institutions. In 2021 she was nominated as one of the “Remarkable Women in the field of transport” by the German Federal Ministry for Economic Cooperation and Development (BMZ) and the German Society for International Cooperation (GIZ) within the framework of the TUMI (Transformative Urban Mobility Initiative).

Moderador

Markus Vlasits

Markus Vlasits fundador da NewCharge, conselheiro do grupo de trabalho de armazenamento da ABSOLAR.

Desde 2019: Fundador e diretor-sócio da NewCharge projetos, com foco em soluções de armazenamento e geração de energia solar fotovoltaica.
2016-2018: Diretor comercial e co-fundador da Faro Energy, investimento voltado a locação de usinas fotovoltaica.
2007-2012: Diretor, posteriormente Vice-Presidente da O-Cells SE na Alemanha, uma das principais produtoras de células e painéis fotovoltaicos.
2000-2007: Associante, posteriormente sócio júnior da McKinsey&Company.

Apoio


Acesse este webinário

Para acessar este webinário e todo o Acervo de Webinários com gravações e a possibilidade de baixar slides das apresentações, você deve primeiramente inscrever-se na Área de Login The smarter E.

Explore a Área de Login The smarter E

Further Content
Webinar
Situação atual da infraestrutura de carregamento e seu impacto na evolução da eletromobilidade no Brasil

25 de maio de 2023

O setor de transportes brasileiro responde por cerca de 38% das emissões de gases de efeito estufa no país. Trata-se, portanto, de um elemento central na transição energética e delineia um âmbito fundamental em relação à descarbonização, à medida em que cresce a importância da eletromobilidade no Brasil.

Acervo de Webinários
Situação atual da infraestrutura de carregamento e seu impacto na evolução da eletromobilidade no Brasil

25 de maio de 2023

O setor de transportes brasileiro responde por cerca de 38% das emissões de gases de efeito estufa no país. Trata-se, portanto, de um elemento central na transição energética e delineia um âmbito fundamental em relação à descarbonização, à medida em que cresce a importância da eletromobilidade no Brasil.

Brasil
Intersolar Summit Brasil Nordeste

10 e 11 de abril de 2024

Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza

Geração Distribuída, FV em Larga Escala, Financiamento, FV + Hidrogênio Verde

Brasil
Intersolar Summit Brasil Sul

29 e 30 de outubro de 2024

Centro de Eventos FIERGS, Porto Alegre

PV + Storage for Agriculture and Offgrid

Webinário
O próspero mercado fotovoltaico brasileiro – Oportunidades e desafios

1º de junho de 2023

O mercado solar fotovoltaico brasileiro obteve um notável crescimento nos últimos dez anos. Só este ano, empreendedores brasileiros já instalaram pelo menos 2,1 GW em geração distribuída e mais de 1,3 GW em geração centralizada.

Service Menu
You are using an outdated browser

The website cannot be viewed in this browser. Please open the website in an up-to-date browser such as Edge, Chrome, Firefox, or Safari.